Conhece a Síndrome do Pescoço de Texto?

Para os amantes dos celulares e das conversas no whatsapp, informamos sobre uma nova preocupação por parte dos profissionais de saúde em coluna vertebral, é a “Text Neck” (tradução literal em português, “pescoço de texto”).

Essa questão é tão séria, que especialistas (ortopedistas e fisioterapeutas) do mundo inteiro a consideram uma nova síndrome, que já vem comprometendo bastante a saúde da população mundial.

Esses profissionais afirmam que o nosso corpo vai sofrendo desgaste natural por causa do envelhecimento, pois as células envelhecem como um todo, inclusive as células do tecido ósseo da coluna vertebral e assim, com o desgaste natural dos anos passados, o corpo não recupera mais o tempo perdido, pois esse é um processo natural da nossa existência.

Entretanto a “text neck”, preocupa os médicos por trata-se de uma condição patológica da coluna vertebral, que é principalmente causado por causa da má postura devido ao uso excessivo das telas digitais.

Segundo os médicos, a comunicação de texto virtual (whatsapp e outros) das tecnologias (celulares, tablets, notebooks e outros) é a vilã que tem causado esse desgaste ósseo precoce, pois as pessoas estão diante das telas digitais por horas a fio, mas não estão atentas a postura curvada que compromete a coluna vertebral.
Peso do celular na Coluna

A cabeça humana e pescoço pesam em torno de 6 kg na posição neutra (0º de angulação – olhar no horizonte). Quando a cabeça é fletida para frente, as cargas de força transmitidas à coluna cervical aumentam de forma sensível. Flexionada em 15º, o peso dobra para 12 kg, em 30º, 18 kg, e com a cabeça inclinada à frente em 60 graus, posição em que usamos o celular, a força pode chegar a 27 kg.

Consegue imaginar carregar 5 sacos de arroz e um pouco mais durante várias horas?

Apesar da preocupação com a “text neck”, não podemos esquecer que a tecnologia faz parte do processo civilizatório do homem e ela acontece principalmente para facilitar as relações entre nós. Evoluir é um processo em continuidade e não há como retroceder! O importante é prevenir esta síndrome.

3 Dicas para evitar o “text neck”

  1. Posicionar aparelho na altura dos olhos – Esta posição na altura dos olhos e o aumento do tamanho das letras para poder ler de longe evita a necessidade de fletir e projetar a cabeça para frente, fora do eixo neutro.
  2. Usar mais o áudio – Ao invés de trocar mensagens escritas, utilize mais as funções de áudio, de preferência utilize fones, deixando as mãos livres.
  3. Pausar e mudar de posição – Levante-se ou mude de posição a cada 15 a 20 minutos para reduzir a fadiga nos músculos do pescoço e do ombro. Faça alongamento e fortalecimento do pescoço frequentemente durante o dia para reduzir o esforço físico e melhorar a postura do pescoço e ombro.

Algumas dicas de alongamentos para prevenir e aliviar as dores e desconfortos

 

fonte: www.corpoacao.com.br