Cuidados Com a Saúde no Carnaval

O carnaval está se aproximando e nesse período, a maioria das pessoas só pensa em folia e muita diversão e se esquecem de alguns cuidados essenciais com a saúde.

O carnaval brasileiro movimenta todo o país e cada região tem suas festas típicas, que podem anteceder a semana ou até continuar na quarta-feira de cinzas.  Portanto, o ideal é estar preparado para aproveitar essa maratona com alguns cuidados com a saúde.

O primeiro passo é estar com as vacinas em dia. Nessa época do ano, os turistas lotam o país e a transmissão em locais de aglomeração se torna ainda mais fácil. A vacina antitetânica é outra que não pode estar atrasada, principalmente com o risco de se ferir com garrafas ou latas de bebidas, o que favorece o risco de infecção. Para tétano, difteria e coqueluche, a vacina tríplice bacteriana é a indicada.

Atenção para a hidratação. Vale lembrar que o carnaval é realizado durante a estação mais quente do ano e pular carnaval em pleno verão brasileiro requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação. Ao contrário de hidratar, o consumo de bebidas alcoólicas estimula que o organismo expulse água do corpo pela urina, o álcool tem função diurética. A água participa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, por isso nunca pode ser esquecida.

Para manter o corpo saudável, aproveite a estação para se refrescar com sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas, que também ajudam a repor os sais minerais. Mas não é só a hidratação que conta para manter o corpo saudável e bem disposto. Cuidar da alimentação depois da folia também é essencial para que o organismo não sinta os efeitos dos exageros alimentares. A orientação é consumir alimentos leves e coloridos, com muita variedade de legumes e verduras.

Em época de Carnaval vemos anúncios espalhados pela cidade, na TV e internet, devido ao fato de que durante as festas muitas pessoas acabam fazendo sexo sem camisinha e isso pode causar sérios problemas à saúde, as DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O uso de camisinha é essencial para evitar doenças graves, porém não é só com isso que se deve tomar cuidado, durante o Carnaval nosso corpo fica muito exposto e também com o consumo excessivo de bebidas alcoólica, muitas pessoas acabam esquecendo que não é apenas através do sexo em si que podemos pegar doenças.

Devemos tomar muito cuidado com a nossa saúde, principalmente em época de Carnaval, que é quando todo mundo só pensa em se divertir.

O índice de acidente devido à embriaguez aumenta consideravelmente durante o Carnaval. Muitos foliões abusam na hora da festa e depois voltam para a casa dirigindo, isso é um grande risco e que pode ser evitado facilmente. Vale lembrar: ser for beber não dirija.

Dicas para não comprometer a saúde no carnaval:

  1. Use preservativo em todas as relações;
  2. Evite beijar na boca de pessoas desconhecidas;
  3. Beba bastante água, tenha sempre uma garrafinha de água na mão ou por perto;
  4. Evite ficar exposto diretamente ao sol e passe protetor solar e repasse a cada 2 ou 3 horas, se transpirar muito ou se entrar na água;
  5. Use um protetor solar próprio para os lábios e para os cabelos;
  6. Coma de 3 em 3 horas, faça refeições leves, coma muita fruta, prefira alimentos mais saudáveis e evite sanduíches com maionese ou muitos molhos;
  7. Use chapéu e óculos escuro sempre que sair à rua;
  8. Evite as bebidas alcoólicas pois elas desidratam e engordam;
  9. Use roupas leves e use sapatos confortáveis para evitar as bolhas e os calos, tênis e meia podem ser a melhor escolha;
  10. Descanse sempre que possível e durma de 7 a 8 horas por noite.

Seguir estas dicas é importante para garantir a saúde evitando a desidratação, a insolação e a contaminação com doenças.

 

fonte: www.bensaude.com.br