Dicas de Saúde para Quem Trabalha em Escritório

Quem trabalha no dia a dia de um escritório tem muitas obrigações e tarefas complexas. A grande maioria desses trabalhadores não se dão conta que enquanto trabalham precisam cuidar também da saúde, seja física ou mental. Muita das vezes pequenas atitudes podem evitar grandes problemas à longo prazo.

Então fique atento à essas dicas para cuidar da sua saúde em seu ambiente de trabalho:

1. Levante um pouco da cadeira
No dia a dia atual, sempre corrido, ficamos tão concentrados nas nossas tarefas que não dos damos conta que em todo o tempo de trabalho ficamos sentados. Isso é bastante prejudicial à saúde. Por isso, faça algumas pausas para levantar da cadeira. Na pausa para o café, levante, tome o café em pé. Ao perceber que está a algumas horas sentado, levante e dê uma volta pelo escritório. Hoje em dia as empresas estão adotando a prática da reunião em pé, que além de tornar a reunião mais objetiva e os participantes mais ativos, mantem as pessoas em pé durante o tempo da reunião.

2. Postura
Fique atento à postura quando estiver sentado. Procure manter sua coluna reta, dê preferências às cadeiras ergonômicas. Aquelas que de “forçam” a manter uma boa postura. Procure manter o monitor em linha reta com sua visão, para isso use um suporte abaixo dele para elevá-lo, ou coloque uma caixa ou livros abaixo da base do monitor. Se possível providencie também um apoio para os pés não ficarem dobrados. Abaixo segue uma ilustração para exemplificar o que é a postura ideal:

3. Cultive hábitos saudáveis
Com o dia a dia corrido, a rotina de muitas pessoas é casa-carro-escritório-carro-casa. A tecnologia e o dia cheio nos obrigam a fazer tudo na correria. Com isso tente cultivar hábitos mais saudáveis. Um bom exemplo disso é o elevador. Se você trabalha a poucos andares do térreo, evite o elevador e suba de escadas. Trabalha a muitos andares do térreo? Suba de elevador e saia dele alguns andares antes para subir o restante de escada. Vai almoçar fora do escritório? Vá até o restaurante caminhando. Mora próximo ao trabalho? Vá de bicicleta ou caminhando. Cultive esse hábito e tenha uma vida mais saudável, lembre-se que essas pequenas atitudes diárias podem fazer uma grande diferença para você a médio e longo prazo.

4. Controle os nervos
Muitas situações do nosso dia podem nos estressar, mas o ideal é controlar os nervos e manter a cabeça fria. Muitas coisas pequenas ou situações que podem ser facilmente contornadas trazem um estresse muito grande para a equipe, por isso, concentre-se sempre na solução e não no problema. Evite entrar em conflitos desnecessários com clientes ou colegas. Faça de tudo para manter o controle mesmo em situações conflitantes. Tenha sempre respeito com todos. Seja receptivo e saiba ouvir mesmo as opiniões que vão contra o que acredita ser melhor. Sempre ouça tudo o que a pessoa tem a dizer antes de falar. Esses hábitos com relação à outras pessoas retornam para você. O estresse quando contínuo e em altos níveis pode trazer a deterioração tanto mental quanto física.

5. Durma bem
Valorize o tempo de sono. Dormir bem à noite é essencial para qualquer pessoa. Para especialistas, o ideal é que o sono dure pelo menos 7 horas e meia. Grande parte das situações que trazem problemas ao nosso dia estão ligados à má qualidade do sono, então fique atento à isso e busque ter uma boa noite de sono para acordar mais disposto no dia seguinte.

 

fonte: Sennda