Entenda a Importância do Sono para a Qualidade de Vida

Com rotinas cada vez mais atarefadas e aceleradas, ter uma boa noite de sono acaba sendo um privilégio. Em nome das tarefas diárias é muito comum reduzir as horas de descanso e subestimar a importância do sono. Entretanto, uma noite bem-dormida pode afetar muito a sua qualidade de vida.

Entenda a importância do sono para a qualidade de vida

Quer saber como? Então entenda por que o sono é tão importante:

1. Reduz o estresse e a ansiedade
O estresse e a ansiedade geralmente são responsáveis por fazer com que você fique agitado e tenha dificuldades para se concentrar em uma só tarefa. Dormindo com qualidade é possível acalmar o corpo, reduzir os níveis de estresse e desligar a consciência por algumas horas.

Além disso, quando dormimos, o corpo respira de forma mais tranquila e natural e a respiração está diretamente ligada ao controle das emoções e dos pensamentos. Uma boa noite de sono pode te ajudar a ficar mais calmo, a se concentrar melhor e a controlar melhor seus impulsos emocionais.

2. Melhora o humor
Você já acordou cedo e não sentiu ânimo nenhum para enfrentar o dia e se sentiu irritado com as coisas mais simples? Provavelmente isso aconteceu porque você não dormiu o suficiente. Uma boa noite de sono é capaz de descansar seu corpo e sua mente, deixando-o mais disposto e preparado para encarar todas as tarefas diárias.

Dormir bem é um jeito de se sentir revigorado e com vontade de fazer todas as obrigações que o dia reserva. Além de fazer com que seu cotidiano seja mais prazeroso, é uma forma de melhorar o convívio com as outras pessoas. Seu círculo de amizades agradecerá seu bom humor!

3. Ajuda a emagrecer
Pode parecer estranho, mas a importância do sono também está relacionada ao emagrecimento. Isso porque, enquanto você dorme, o corpo se revigora e queima calorias. É durante o repouso que acontece uma significativa queima de gorduras e alteração na massa muscular. Não à toa que os grandes frequentadores de academia valorizam tanto o período de descanso para manter a boa forma!

4. Ativa a memória
Durante o período de descanso noturno, enquanto o corpo repousa, o cérebro está trabalhando ativamente. No momento em que você dorme, ele processa todas as experiências do dia e conhecimentos adquiridos. Ou seja, quanto mais você dorme, mais efetivamente ele armazenará informações e, consequentemente, sua memória será estimulada e aprimorada.

5. Fortalece o sistema imunológico
Dormir bem também é sinônimo de saúde. Um estudo apoiado pela FAPESP mostrou que a privação do sono afeta a imunidade, interferindo na produção de anticorpos. Ou seja, dormir pouco pode fazer com que você adoeça mais fácil, não se cure tão rapidamente de doenças como gripes e resfriados e pode atrapalhar, inclusive, a efetividade de vacinas no corpo.

Isso mostra que a importância do sono também está relacionada à sua saúde física. Com o corpo mais vulnerável as chances de adoecer são maiores e isso pode prejudicar sua rotina e, claro, sua qualidade de vida.

Entendeu um pouco mais a importância do sono para a sua vida? Incrementar boas noites de sono à sua rotina te ajuda a emagrecer, melhora o seu humor, reduz seu estresse e ainda mantém sua boa saúde.

 

via: blog.ortoponto.com.br