Perucas com Penteados de Princesas para Crianças com Câncer

Uma enfermeira do Alasca, nos Estados Unidos, está usando as redes sociais para encontrar voluntários para um projeto mais do que especial: criar perucas que imitam o cabelo de princesas dos contos de fadas para crianças em tratamento contra o câncer.

Em entrevista à “NBC News”, Holly Christensen contou que iniciou o projeto depois que a filha de uma amiga foi diagnosticada com a doença. Holly, que trabalhava com pacientes com câncer, sabia que o tratamento não seria fácil para a menina, de apenas 2 anos, e resolveu fazer algo para ajudar no momento tão difícil.

“Uma vez enfermeira, sempre enfermeira. Trabalhar com câncer é algo comovente e que muda a vida das pessoas. No ano passado, soube que a filha de uma amiga de faculdade foi diagnosticada com a doença. Ela é toda ‘mocinha’, ama princesas e estava prestes a perder todo seu lindo e longo cabelo para a quimioterapia”, contou.

Para ajudar a menina a enfrentar o tratamento, Holly fez uma peruca com lã amarela, que lembrava a longa trança da personagem Rapunzel. Ela conta que aprendeu a fazer os penteados das princesas para fantasiar as filhas no Halloween e usou a experiência para montar o acessório. O presente fez tanto sucesso que Holly recebeu pedidos de diversas famílias para confeccionar perucas para crianças que passavam pela mesma situação.
Os acessórios imitam os penteados das princesas de contos de fadas;
Os acessórios imitam os penteados das princesas de contos de fadas

De acordo com a enfermeira, a quimioterapia deixa a pele muito suave e sensível e, por isso, muitos pacientes escolhem não usar as perucas tradicionais. Quando começou a fazer os acessórios para as crianças, Holly escolheu montá-las com lã, que incomodaria menos a cabeça das pequenas.
As perucas são todas doadas.

Por causa dos muitos pedidos, Holly precisou montar uma oficina e aumentar a produção. Além dos penteados inspirados em princesas, a americana está desenvolvendo uma peruca com as cores do arco-íris, pedido especial para uma menina de 4 anos. Com a popularização do projeto, não foi apenas o número de famílias que buscam pelas perucas que aumentou, a ajuda também. Segundo a enfermeira, até um grupo de artesanato formado por presidiárias entrou em contato para se voluntariar.

Para continuar o projeto, que foi batizado “Projeto dos Fios Mágicos” (“The Magic Yarn Project”) a enfermeira agora pede ajuda nas redes sociais e através de uma campanha de financiamento coletivo. Ela espera conseguir arrecadar R$ 18.750 (US$ 5 mil) para poder doar ainda mais perucas para crianças que passam pelo tratamento de câncer.
Além das princesas, Holy diz que está atendendo o pedido especial de uma menina de 4 anos e montando uma peruca com as cores do arco-íris.
Além das princesas, Holy diz que está atendendo o pedido especial de uma menina de 4 anos e montando uma peruca com as cores do arco-íris.

“Levar um pouco de magia em um momento tão difícil da vida é muito gratificante. Tem sido quase igualmente gratificante e mágico conhecer as pessoas que querem ajudar”, disse Holly.

fonte: www.extra.globo.com